Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Mensagem

Mensagem de início de ano 2021


Sabe porque convido você e outras pessoas para lanches e passeios, oferto coisas da casa e ainda disponibilizo atendimento gratuito (relação ao final do texto)?

Sou do tempo em que os vizinhos quase que diariamente pediam ou ofertavam alguma coisa uns aos outros. Bolo, produtos da horta, ovos do galinheiro, um deixa que vou no açougue ou quitanda pra você e até roupas usadas. A frase Fulano! Leva isto pra dona Cicrana era diária. Café e bom papo diariamente.

Era regular alguma convocação aos vizinhos para ajudarem na reforma, na limpeza da casa ou de algum terreno ou até para bater uma laje. Amigas, primas e irmãs solteiras mudavam para a casa de jovens mães para ajudar com os bebês e filhos pequenos. E sempre de graça.

Lembro também que bastava alguém no domingo pela manhã sair tocando campainhas e convidando (quase ninguém tinha telefone em casa) para juntar uma galera e irmos à praia ou participar de um jogo de futebol. 

Hoje em dia, nem agendando de véspera. Todos temos tantos compromissos que não dispomos de tempo para atividades fora da programação. Mesmo crianças têm sua agenda lotada. Além de serem vigiadas em todos os seus comportamentos. Nunca têm tempo de perceberem sozinhas quando erram, alguém lhes avisa e lhes cobra correção. 

Sinto falta dessas integrações sociais e familiares. Não por uma questão de economia, mas porque é muito agradável a sensação de ter ajuda, valor, alimento, proteção, companhia, atividades sociais, convites e amizades, tudo sem precisar ter saldo no banco. Há relação disto com a paz e a felicidade, duas coisas complicadas de encontrar hoje dia e que gosto de conversar sobre.

As únicas coisas que temos sobrando hoje em dia são mensagens e desejos.

Enviamos mensagens desejando valores, bens e saúde a todos.

Desejo a você, de coração, a Força de Sansão, a Sabedoria de Salomão, a Paciência de Jó, a Docilidade de Moisés, a Fé de Abraão, a Obediência de Isaac, a Pureza de Abel, a Perseverança de José, a Unção Dobrada de Eliseu, a Perspicácia de Daniel, a Coragem e a Habilidade de Davi, a Firmeza de Paulo, a Humildade e Paz de Jesus e o Amor de Deus, acima de tudo!

Mas, de fato, não damos nem recebemos quase nada além dos desejos, figurinhas e, eventualmente, alguma lembrancinha de pouco valor.

Estamos gastando do nosso tempo, nossa atenção, nosso amor e nossa vida com os que nos cercam, participando ativamente de suas vidas, ou estamos gastando parte da nossa vida apenas desejando coisas valiosas a todos nós? Parece que nossa vida, além dos desejos e das mídias sociais, vem encurtando!

Não desprezo as mensagens, tampouco os desejos, sei que estão envolvidos com amor, consideração e valores. Mas mantenho a impressão que, nos ocupando delas, perdemos os convívios.

E é por isto que evito enviar figurinhas pelo WhatsApp, mas disponibilizo vários convites e ofertas. Qual ou quais são do seu interesse?

·        Lanche. Regularmente separo um horário para lanchar com os amigos. Apareça no próximo: capuccino com torradas Petrópolis ou outro lanche, terça-feira, dia 05 de janeiro, às 15:00, na Leiteria Mineira, centro do Rio. Não pode nessa data? Entre em contato, agendaremos outro dia e hora.

·        Passeio. Sempre organizo passeios e trilhas, inclusive com banho em rio cristalino ou rapel, com dinâmicas para fortalecimento social. Participe do próximo. Trilha do morro da Urca, sexta-feira dia 08 de janeiro, o dia todo. Outra data ou passeio? Você pode sugerir datas e locais ou pode escolher o passeio no Facebook: https://www.facebook.com/passeioshaddad/photos/?tab=albums&ref=page_internal e depois me avisar. Pode também entrar para o grupo que recebe mensagens sobre os próximos passeios.

·        Atendimento. Profissionalmente, nas últimas quatro décadas, pesquisei e aprimorei técnicas de reabilitação alternativa e alívio da dor, é meu principal trabalho rentável ao lado das atividades de instrutor (ministro cursos) e psicoterapeuta. E há décadas disponho de local e dia para atendimento gratuito. Você pode comparecer lá ou encaminhar pessoas que não podem arcar com os custos. Sério. Pode usar. E até ajudar, se for terapeuta.

·        Doação. De mudas, sementes, algumas em https://www.facebook.com/pg/IBTED-agradece-138438636606077/photos/?tab=album&album_id=138483706601570. As frutas, verduras e legumes excedentes do plantio doméstico são distribuídas às sextas-feiras no ambulatório ou aos atendidos na semana.

·        Reflexões. Disponibilizei na internet reflexões sobre os pensamentos Grilhões. Sobre o fato de os escravos atuais não serem mais contidos em celas ou com correntes e algemas, mas pelo próprio conhecimento. Não deixe de acessar: http://www.ibted.org.br/Html/textos9/textos9.html.

Você encontra estas opções e ainda outras, inclusive as remuneradas, no site www.ibted.org.br.

Se pretende aceitar um convite, não deixe de ler minha posição perante o COVID-19.

Se quiser colaborar comigo, peça para entrar em um dos grupos WhatsApp.

E aproveitando a época de festas, votos de

Saúde, Força e Prosperidade

Agora e sempre, a você e aos seus.

 

Roberto Haddad

(21) 99187-3020, com WhatsApp.

Site: www.ibted.org.br.

 


IBTED Cursos, Vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Página inicial do grupo de estudos

Site do IBTED

Contato: (21) 99187-3020 (OI + WhatsApp) - [email protected]

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted