Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Quem somos

IBTED e Roberto Haddad


As histórias do IBTED e de Roberto Haddad se entrelaçam.

Ele se graduou em engenharia civil em 1981. Ainda com vinte e poucos anos, poucos na prática da engenharia e com mais de 10 anos como pianista amador, sofria de dores que a Ortopedia e a Fisioterapia da época não conseguiam debelar, mas que foram aliviadas por certo tipo de shiatsu ainda em 83, ano do nascimento do seu primogênito. Foi assim que iniciou nas Alternativas: fascinado com a eficiência delas no alívio de dores. Mas numa época em que a acupuntura e o shiatsu eram praticamente desconhecidos e seus praticantes tidos por charlatões.

Envolveu-se tanto com as Alternativas que já em 1992 dominava cinco linhas de shiatsu, três de acupuntura, o treinamento autógeno, três linhas de terapia auricular, gestalt-terapia, trofoterapia, oito cursos de fitoterapia, TVP e várias outras terapias alternativas e corporais, como Ayurveda, Quiroprática, Indiana, Imantação, Biomagnética e outras.

A questão principal sempre foi a eficácia no alívio das dores e na reabilitação. Sim, as terapias têm eficácia, mas esta sempre pode ser melhorada, daí ter aprimorado algumas e desenvolvido outras. Confira: toda terapia tem casos em que não foi eficaz, mesmo que possamos responsabilizar o paciente em alguns casos. Assim enquanto uns se satisfazem com os ótimos resultados conseguidos com as Alternativas, o professor está sempre em busca de mais eficiência, até porque o próprio caso ainda hoje requer novos recursos.

O fato de atuar inicialmente como voluntário e, desde 90, como coordenador de trabalho voluntário com o público da terceira idade e suas mazelas, contribuiu substancialmente com a experiência necessária para garantir a qualidade dos métodos que aprimorou.

Para entender por que desenvolveu terapias que supostamente são milenares e, portanto, já deveriam estar bem definidas e experimentadas, é necessário tomar conhecimento de algumas de suas experiências e pesquisas.

A primeira foi tentando comprovar a existência dos meridianos. Selecione abaixo algumas destas questões para se interar do motivo de ele ter pesquisado tanto:

Teste para comprovar a existência dos meridianos.

Sobre a multiplicidade de cartografias podais. Vídeo no YouTube.

A Reflexologia Podal é Milenar?

Por que o pai da Medicina é Hipócrates e não um chinês?

Milenariedade dos meridianos chineses.

Dinâmica em aula. Vídeo no YouTube. Sobre a falta de objetividade e Estatísticas na comprovação das cartografias.

Conhecimento Ocultado. Por que Fisiologia aplicada às Alternativas não é divulgada?

Priorizar a energia ou as ciências? Devemos seguir nossa intuição e priorizar as energias ou é mais sábio seguir as ciências?

Salada Energética. O que é mesmo Energia?

Como deveria ser um curso de Acupuntura. Para compreender o nosso curso Agulhamento.

Estes e outros textos que questionam as informações em livros de medicina oriental podem ser encontrados em http://www.ibted.org.br/Html/textos3/textos3.html.

A primeira destas questões o fez voltar pela terceira vez à UFF (Universidade Federal Fluminense), desta vez no curso de Psicologia e que culminou com o interesse por Fisiologia e Etiologia.

Na Atualidade

Ainda hoje Fisiologia e Etiologia fazem parte dos diferenciais nos seus cursos e obras. Quem procura os cursos no IBTED não deve esperar explanações energéticas, mas explicações em acordo com a Fisiologia, a Psicologia e a Etiologia.

Suas principais contribuições são:

Curso principal: Recursos Artro-musculares. Atualização em recursos alternativos e corporais eficazes e eficientes em problemas artro-musculares. Os recursos e manobras foram aprimorados ou desenvolvidos aqui - vale a pena vir conferir (oficina Alívio da Dor). 

Curso exclusivo: Terapia do Esparadrapo, método Roberto Haddad. Foram tantas as contribuições para este método que praticamente todas as grades apresentadas no curso e no ambulatório diferem das outras linhas. Estas foram desenvolvidas considerando Fisiologia, Biodinâmica e outras ciências e foram confirmadas com a nossa prática.

Curso exclusivo: Bambu na Cadeira. Método de massoterapia com bambus que visa principalmente alongamento passivo alavancado. Confira neste vídeo ou neste outro vídeo. Para visibilidade, aumento do glamour e da eficácia e alívio dos esforços do terapeuta. O DVD Bambu na Cadeira faz parte do curso e pode adquirido em separado.

Cursos com diferenciais: todos os outros cursos IBTED também contam com contribuições de pesquisas nossas.

Como as contribuições abrangem diversas áreas, escolha a do seu interesse no nosso site. Ou visite a relação de cursos.


Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: [email protected].

Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted