Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Quem somos

IBTED e Roberto Haddad


As histórias do IBTED e de Roberto Haddad se entrelaçam.

Ele se graduou em engenharia civil em 1981. Ainda com vinte e poucos anos, poucos na prática da engenharia e com mais de 10 anos como pianista amador, sofria de dores que a Ortopedia e a Fisioterapia da época não conseguiam debelar, mas que foram aliviadas por um certo tipo de shiatsu ainda em 83, ano do nascimento do seu primogênito. Foi assim que iniciou nas Alternativas: fascinado com a eficiência delas no alívio de dores. Mas numa época em que a acupuntura e o shiatsu eram praticamente desconhecidos e seus praticantes tidos por charlatões.

Envolveu-se tanto com as Alternativas que já em 1990 incluiu a acupuntura, o treinamento autógemo e a terapia auricular entre os cursos que ministrava - os de moxabustão e shiatsu. Até mantinha um ambulatório para a prática destas terapias. Foi também neste período que, devido às dificuldades com o público na terceira idade, desenvolveu as manobras futuramente alcunhadas de Mobilizações Manuais (fazem parte do curso Recursos Artro-musculares).

A amplitude das técnicas – desde DO-IN e acupuntura à parapsicologia passando pela fitoterapia e pelas massagens – fez aparecerem dificuldades teóricas. Para os que defendem o pensamento positivo ou conhecem apenas a MTC, tudo é coerente. Mas quando nos aprofundamos em mais de uma teoria, os conceitos de energia e suas manipulações são incoerentes entre si, o que coloca em questão a validade destas teorias energéticas.

A primeira questão, a que o fez voltar pela terceira vez¹

 à UFF (Universidade Federal Fluminense), desta vez no curso de Psicologia e que culminou com o interesse por Fisiologia e Etiologia, foi comentada no texto Teste para comprovar os meridianos.

Graduado em Psicologia e ainda insatisfeito com as fundamentações, encontrou, na própria História, coerência para tantas histórias diferentes (dificilmente encontramos coerência entre as histórias relatadas em livros de autores alternativos diferentes) e na Fisiologia, as explicações.

Sempre voltado a compreender a saúde e a Saúde, um comentário de uma psicóloga o tornou consciente da tendência na Medicina em sindromizar os quadros clínicos da Psicologia: estavam passando a ser síndromes ou transtornos. Por exemplo, as neuroses fóbicas e obsessivas, respectivamente, atualmente são reconhecidas por síndrome do pânico e TOC.

Na passagem, perdem-se as contribuições psico e sociais de compreensão destes males. Como se as relações pessoais com outras pessoas ou com a vida não tivessem importância nesses e em outros quadros patológicos e bastassem fármacos para tratar de todos os problemas humanos. Apenas quando os fármacos não resolvem a contento, aí sim, o psicólogo, o fisioterapeuta, o nutricionista e outros profissionais são chamados.

Numa época em que a multidisciplinariedade vem se apresentando, vários movimentos da Medicina tendem a centralizar o poder e o conhecimento nesta profissão. Não acredito que seja o desejo do médico em si, mas certa influência, digamos, do sistema de capital: assim os laboratórios e o próprio sistema de saúde faturam mais. Entre estes movimentos, dois se destacam: a tendência em sindromizar sintomas e certo afastamento da Etiologia e da Fisiologia como comento nos textos do grupo Reflexões para a Saúde.

Na Atualidade

Ainda hoje Fisiologia e Etiologia fazem parte dos diferenciais nos seus cursos e obras. Quem procura os cursos no IBTED não deve esperar explanações energéticas, mas explicações em acordo com a Fisiologia, a Psicologia e a Etiologia.

O embasamento em Fisiologia, as diversas pesquisas por ano e muitas experiências nestes mais de 30 anos de prática aplicada, lhe facilita o desenvolvimento de novas aplicabilidades dos recursos e a criação de novos recursos a cada ano, daí a atualização sistêmica do programa dos cursos e até a criação de novos recursos e cursos, outro diferencial IBTED. 

Atualmente o autor faz parte dos que defendem que o tema Qualidade de Vida não se restringe ao saber médico, tampouco ao da Saúde. É realmente multidisciplinar: envolve Direito como o direito de andar gratuitamente nos ônibus após certa idade, cidadania e Filosofia. Como não apenas deixar-se curar, mas compromissar-se com a própria cura e a de seus familiares e amigos. Ou considerar as atividades da Estética como recurso da Saúde. Por isto, além de promover o voluntariado, os cursos de especialização e a colocação de profissionais, vem priorizando a popularização das Alternativas entre os leigos. Inicialmente promovendo cursos rápidos, palestras e eventos, e atualmente completando com a edição de livros nos quais o como praticar com segurança e eficácia, é a tônica, seja por profissional, alternativo ou leigo.


Texto Introdução aos textos, cursos e produtos IBTED e Roberto Haddad.

Site do IBTED. Sobre cursos, textos, vídeos, produtos e outras informações.

Contato: contato.ibted@gmail.com.

Para receber textos sobre terapias alternativas: curta  IBTED Terapias no facebook (facebook/ibted).

Para receber textos sobre Fisiologia curta Roberto Haddad no facebook (facebook/robertohaddad.ibted).

Peça para ser amigo de Roberto Haddad no facebook (facebook/carlosroberto.serraohaddad).

 

IBTED Cursos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 4126-5770 (TIM fixo) - (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - 98250-0538 (TIM)

contato.ibted@gmail.com  -  facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted