Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

 

 

Suporte para a terceira idade

 

Diretrizes e atividades Roberto Haddad e IBTED:

Selecione uma e aproveite!

 

 

Nesta página você reconhecerá quais de nossas diretrizes lhe são afins e poderá selecionar as atividades que lhe interessa. Seja no alívio de dores, na reabilitação, no combate à discriminação que esse grupo sofre, na colocação profissional de idosos ou nas atividades quase radicais.

 

Nossas duas principais e mais antigas diretrizes remontam ainda à década de 80:

1) Voluntariado, estudo, pesquisas e divulgação de terapias voltadas ao alívio de dores. Nosso primeiro trabalho voluntário foi com idosos da basílica N. Sra Auxiliadora, em Niterói. Shiatsu. E até hoje o ambulatório social voltado a este público é nossa atividade mais intensa, agora com diversas práticas revistas e atualizadas. O atual estágio de desenvolvimento das técnicas pode ser conferido no evento Oficina Alívio da Dor ou nos visitando no ambulatório. Só vindo conferir para acreditar na eficácia atual das técnicas.

2) Voluntariado, estudo, pesquisas e divulgação de técnicas alternativas voltadas à reabilitação alternativa. Logo no início percebemos que a locomoção é, para os idosos, mais importante que o próprio alívio das dores. Dificuldades motoras dificultam visitar filhos, netos e amigos, ir ao mercado e trazer suas próprias compras, comparecer nas consultas médicas e frequentar atividades sociais e terapêuticas. Percebemos que a queixa inicial dos idosos pode até ser alguma dor, mas seu sofrimento é mais intenso quando sua locomoção está prejudicada. Foi essa situação que nos fez desenvolver os Recursos Artro-musculares. Traga uma pessoa como modelo ao nosso ambulatório para conferir a eficácia dos métodos que utilizamos.

3) Projetos sociais vinculados

·        Trabalho voluntário + atendimento social. Nosso projeto social mais antigo, com um pouco mais de três décadas. Hoje em dia nos perguntamos quem ajudou mais. Se de fato fomos nós que mais ajudamos os idosos com a nossa prática, ou se foram eles que nos ajudam a desenvolver as terapias que defendemos e ainda na colocação profissional de muitos dos voluntários. E ainda têm o mais importante para os profissionais: prática supervisionada para os alunos.

·        Cursos + colocação profissional. A discriminação com as Alternativas sempre foi um empecilho na colocação profissional. Há duas décadas facilitamos a colocação profissional de nossos alunos. Seja encaminhando clientes e pacientes, os encaminhando a empregos, coordenando eventos em que possam distribuir seus cartõezinhos, produzindo jornais em que constem seus nomes e ainda outros projetos. Não temos, agora em 2019, nenhum aluno de anos anteriores que domine os Recursos Artro-musculares e que esteja neste projeto. Apenas alunos ainda em formação e treinamento. Participantes no trabalho voluntário têm preferência nos projetos de colocação profissional, mesmo que nunca tenham feito um curso conosco.

·        Passeios gratuitos. Há duas décadas nossos alunos, ex-alunos, pacientes, clientes e amigos são convidados a participar dos passeios. Entre os anos 90 e 95 éramos guiados pelo mestre Santos e as trilhas eram todas na floresta da Tijuca. Depois, por problemas de Saúde do mestre, o professor assumiu a coordenação e ampliou as trilhas. Na atualidade damos preferência a trilhas com banho de rio, travessia e visita a grutas e cavernas, mirantes deslumbrantes, trilhas com rapel e até com rapel de cachoeira (Por que fazer trilhas melhora a Saúde?). Quase todos os passeios voltados ao público infantil e pessoas com 50 anos ou mais. Radicais, desde que dentro dos limites de cada participante.

·        Destaque aos projetos para pessoas com 50 anos ou mais. Em finalzinho de 2018 destacou-se a Idade Invisível. Pessoas com 50 anos ou mais que carecem de colocação profissional ou, pelo menos, de alterações nas relações sociais ou na relação idade x atividade. Assim iniciamos 2019 com estudos e grupos voltados ao Vovô Massagem, com destaque aos passeios quase radicais.

4) Próximos cursos e projetos sociais. O professor, há cerca de 15 anos, parou com a admissão de novos membros nos grupos de estudos mnemônicos. Quando puder ofertará versão EAD do curso Autoconhecimento e Autodesenvolvimento. Para melhoria da memória, do autocontrole e coisas dessa área.

 

Colabore! Entre em contato e informe como pode nos ajudar:

·        Participando do voluntariado às sextas-feiras pela manhã.

·        Enviando pessoas carentes ao projeto de atendimento em males crônicos ou da terceira idade.

·        Conseguindo locais para apresentarmos um dos nossos workshops (Alívio da dor, Vovô Massagem, Massoterapia na Atualidade ou outra). Clique aqui e veja a relação completa.

·        Participando como colaborador nos passeios. Se puder, traga crianças e pessoas com mais de 50 anos. O projeto de trilhas com cadeirantes e deficientes visuais, por exemplo, carece de colabores para dar continuidade.

·        Financiando um idoso no curso Vovô Massagem – parte das vagas é gratuita, mas se você ajudar, um número maior de pessoas colherá os frutos deste projeto.

 

Site do IBTED

 

 

 


 

IBTED Cursos, vídeos, Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted